Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF conclui julgamento sobre incidência de contribuição previdenciária em parcelas recebidas por servidores

Publicado por Bruna Almeida
há 6 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (11/10/2018) o julgamento de recurso que trata da incidência da contribuição previdenciária do servidor público sobre adicionais e gratificações temporárias antes das alterações trazidas pela Lei 10.887/2004. O Tribunal deu parcial provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 593068, com repercussão geral reconhecida, interposto por servidora em disputa com a União. A decisão deve ter impacto em mais de 30 mil processos sobrestados nas demais instâncias.

A maioria do colegiado considerou que a contribuição previdenciária do servidor não deve incidir sobre aquilo que não é incorporado à sua aposentadoria. No caso dos autos, a servidora questionava a incidência da contribuição sobre 13º salário, adicional de férias e horas extras. “Não incide contribuição previdenciária sobre verba não incorporável aos proventos de aposentadoria do servidor público, tais como terço de férias, serviços extraordinários, adicional noturno e adicional de insalubridade”, diz a tese, redigida pelo relator, ministro Roberto Barroso.

O julgamento foi concluído com o voto-vista do ministro Gilmar Mendes. Ele acompanhou a divergência aberta pelo ministro Teori Zavascki (falecido) no sentido do desprovimento do recurso extraordinário por entender que a contribuição pode incidir sobre todo o vencimento do servidor, uma vez que se trata de um relacionamento contributivo entre servidor e o Estado, e não um relacionamento contratual. “Isso não é um contrato ‘sinalagmático’ (que envolve prestações recíprocas das partes), é uma contribuição que incide sobre todos os valores, a despeito da limitação introduzida pela emenda constitucional sobre o teto do benefício. Isso não reflete para o futuro, uma vez que o tema foi tratado em legislação”, afirmou Mendes.

Votaram pelo provimento parcial do recurso, além do relator, os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin. Ficaram vencidos os ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Gilmar Mendes.

Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF) - Link: http://stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=392557

  • Publicações11
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações292
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-conclui-julgamento-sobre-incidencia-de-contribuicao-previdenciaria-em-parcelas-recebidas-por-servidores/639021172

Informações relacionadas

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 4 anos

A contribuição previdenciária incidente sobre verba não incorporável aos proventos de aposentadoria do servidor público.

Dr. Antônio Eduardo Senna Martins, Advogado
Artigoshá 7 meses

Incidência de Contribuição Previdenciária sobre Verbas Não Incorporáveis ​​aos Proventos de Aposentadoria: Análise da Tese do Tema 0163 do STF

Notíciashá 10 anos

Prefeitura deverá pagar diferença salarial a servidor que recebia salário menor que o mínimo

Notíciashá 12 anos

Servidor deve receber salário fixado em lei mesmo que edital do concurso tenha previsto valor maior

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Link da publicação é bem vinda na publicação! continuar lendo

Ok, vou editar! Mas deixo claro que para informar a fonte, não precisa necessariamente informar o link. continuar lendo

Disse Publicação do artigo! continuar lendo